Pular para o conteúdo

Reserva Técnica (RT)

    Reserva Técnica (RT) é uma comissão paga por lojistas e fornecedores de produtos ou serviços ao arquiteto pela indicação de clientes. A RT também pode ser um sistema de bonificação, em que as lojas presenteiam os arquitetos que mais indicaram clientes com viagens ou brindes.
    Trate-se de uma prática condenável, antiética e ilegal conforme a Lei 12.378 de 2010, que regulamenta a profissão de Arquiteto e Urbanista no Brasil. A proibição da RT também é reforçada pelo Código de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura do Brasil (CAU/BR).

    Em outras palavras, o arquiteto engana seu cliente superfaturando produtos que normalmente teriam preços menores, ou pior, indica produtos de péssima qualidade só pela comissão da loja.

    Sem generalizar, uma forma fácil de descobrir se um arquiteto faz uso de RT, é verificar os preços cobrados por seus projetos. Geralmente quando o preço do projeto é muito abaixo do mercado, o arquiteto costuma ganhar RT para compensar o valor cobrado, utilizando o preço baixo do projeto como forma de conseguir novos clientes.

    A transparência entre arquiteto e cliente é muito importante, todas as etapas e processos do projeto, incluindo orçamentos e acompanhamento técnico, devem ser claros e abertos aos clientes. Se o arquiteto gasta tempo preparando orçamentos e escolhendo produtos para o cliente, ele deve cobrar pelo serviço e não ganhar em cima de produtos vendidos pela loja sem que o cliente saiba.