Há uma grande diferença entre o tempo gasto para projetar uma residência e o tempo gasto para se construir uma residência. Iremos abordar o tempo do projeto.
O tempo gasto em um projeto depende de cada cliente, de como ele se identifica com o projeto inicial e principalmente se gosta das ideias que o arquiteto propõe. Para que o processo ocorra mais rápido, é importante que o arquiteto esteja em sintonia com o seu cliente e que entenda as suas necessidades. Além disso, cada trabalho tem um tempo diferente, uma reforma pode ser mais rápida que a construção de uma nova residência em função de sua complexidade.
O projeto de uma residência de 200m² por exemplo, após a aprovação do Anteprojeto pelo cliente, pode ter um tempo médio para realização do desenho técnico de uma semana. Contudo os desenhos técnicos (plantas, cortes, fachadas) não são a única etapa do projeto arquitetônico. Há a etapa de compatibilização dos projetos complementares: hidráulico, elétrico, estrutural, etc, cujos projetos são realizados por outros profissionais, etapa de aprovação do projeto na prefeitura, projeto de bombeiros (dependendo do tipo de projeto) e etc.
Em fim, é bem complexo mensurar o tempo total gasto para se realizar um projeto arquitetônico, visto que este engloba muitas etapas, profissionais e providências diferentes. Mas podemos afirmar que somente com o auxilio profissional de um arquiteto, o projeto se realiza com qualidade, com gastos reduzidos e acima de tudo, sem dores de cabeça no futuro.